sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa veio oportunizar melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Escola Ayrton Senna, pois as atividades realizadas em sala de aula possibilitaram ao professor aplicar sequência de atividades significativas para os alunos e a comunidade do bairro, pois o tema abordado foi “O LUGAR ONDE VIVO” que levou os alunos a fazerem pesquisa de campo através de entrevistas com pessoas da comunidade que puderam relembrar fatos históricos importantes da cidade, como também resgatando e valorizando ainda mais os personagens da história de nossa cidade. Os textos escritos foram através dos gêneros memórias, poemas e crônicas. A direção e equipe pedagógica parabenizam as professoras Aparecida Grandini, Sonia Alves e Marilene Belloni, e a todos os alunos do 6º ao 9º ano que fizeram parte deste trabalho. Temos aqui a mostra de três textos:




Aluna: Datini Luiza Cercal
6º ano 5ª série A
Poesia

Cidade

Itapoá, bela como sempre...
Suas paisagens inspiradoras
Querida e charmosa
Tímida, mas ao mesmo tempo imponente!

As gaivotas, no mar, eu vou encontrar
Comendo os peixes que o pescador jogar
Joga pescador, joga sua rede
Para nos alimentar!

Ela é pequenina
Fica num canto de Santa Catarina
Fica num minúsculo espaço do Brasil
E no planeta nem sei falar!

Itapoá me encanta
Itapoá me fascina
Itapoá me inspira
Itapoá, me surpreendo com você a cada dia!




Aluno: Pedro Henrique Souza Graça
9º ano 8ª série A
Crônica

Meteorologia.

O lugar onde vivo é banhado por 32 km de lindas praias de areia branca e fina, com um lindo mar rico em várias espécies de peixes e animais marinhos e com o sol ardente e brilhante.
Numa sexta-feira, o dia amanheceu com o céu nublado e o mar muito agitado, mas ninguém conseguiu entender o que o jornal local anunciou:
- Atenção! O dia amanhã terá um sol escaldante e praia para todos! Aproveitem ao máximo a praia tão encantadora de nossa querida Itapoá!
Logo ao anoitecer, todos foram dormir muito cedo, pois queriam acordar pela manhã e com muito entusiasmo e prazer curtirem a bela praia.
Pela manhã, quando acordaram, muito surpresos viram uma inesperada chuva caindo intensamente sobre a cidade.
- Mas como? Todos diziam. O jornal que nunca errou, como fez uma previsão tão errada? Por quê isso aconteceu?
Ao meio dia, ao ligarem a televisão, ouviram o pedido de desculpas do apresentador pelo acontecido, pois este erro só ocorreu devido o equipamento de meteorologia estar desajustado.
Tristes e decepcionados todos passaram a tarde toda dormindo e puderam finalmente reconhecer que um dia chuvoso não é tão ruim assim.




Aluna: Layra de Oliveira
7º ano 6ª série B Matutino
Memórias

Linda Itapoá

Em Itapoá tem um morador chamado Francisco Peres do Rosário, ele nasceu aqui mesmo, no Pontal, em 1947, mas sua família mora aqui desde 1940, vinda de Paranaguá.
Em uma entrevista feita com “Seu” Francisco ele pode nos contar que desde que mora aqui consegue observar várias mudanças, pois as ruas que temos hoje são bem diferentes das que tinham antigamente, na verdade nem tinham, as pessoas tinham que andar por carreiros feitos no mato ou pela praia.
Na minha infância tinham poucas pessoas e todas se conheciam. As escolas eram bem isoladas e só havia um professor que dava aula para todas as séries juntas e foi assim que estudei e recentemente me formei em Desenvolvimento Regional.
Hoje, em Itapoá tem bastante tráfego de carros, motos e caminhões, mas antigamente eram só embarcações e carroças e para ir a São Francisco do Sul só de canoa mesmo.
As manifestações culturais e religiosas mais comuns eram a Festa da Nossa Senhora Aparecida, Festa da Padroeira e as danças eram Fandango e Chimarrita.
As brincadeiras mais comuns eram pega-pega, corda e esconde-esconde.
Não havia posto de saúde íamos para São Francisco do Sul ou ao Centro Espírita e por não ter muitos remédios tomávamos chás medicinais.
As comidas típicas eram a tainha, peixe com farinha, peixe seco, peixe assado e galinha caipira, pois o mercado era de difícil acesso e a eletricidade só chegou em 1976 através de uma Associação e poucas pessoas tinham só os que moravam na Avenida Principal.
Eu acredito que em Itapoá ainda pode ocorrer várias mudanças, e as pessoas que vieram para cá, foi por ser um lugar tranqüilo. O conselho que dou as crianças, aos jovens e aos adolescentes é para que aproveitem as oportunidades de estudo que as escolas estão oferecendo para poderem ser alguém importante na vida!